sábado, 12 de dezembro de 2009

Relato Angela Beatriz

Pessoal, estou publicando um comentário que está no primeiro post, o relato da Angela, para vocês verem quantas pessoas estão passando por esse problema no momento, leiam:

"Há quase cinco anos, com 50 de idade, retirei um pulmão por causa de um adenocarcinoma e, assim como a Olívia, também nunca fumei .

Um ano depois de terminada a quimioterapia tive metástase óssea, reiniciei as sessões de quimio e recebi um prognóstico bastante ruim - de oito meses a uma ano de vida.

Na época meu médico me indicou o Tarceva de 150mg, que estava chegando ao Brasil, e o tomo desde agosto de 2006 e, contrariando as previsões, EU NÃO MORRI! Pelo contrário - estou cheia de gás, trabalhando e me sentindo com mais disposição e energia do que antes da cirurgia.

O governo do Estado do Rio de Janeiro há dois meses não me entrega o medicamento. O Município, por sua vez, o prometeu para daqui a 30 dias. Já foi determinada pelo juiz busca e apreensão do remédio nas farmácias do Estado, do Município e da União Federal, porém nada foi encontrado em nenhuma delas.

A resposta que recebi de uma funcionária pública diante de tal ordem judicial foi a seguinte: "- Mesmo que o juiz determine busca e apreensão não vão encontrar nada, porque aqui não temos o Tarceva; já foi feito o pedido de compra e agora só podemos aguardar. Não tomamos nenhuma medida para acelerar a entrega."

Recentemente foi determinado pelo juiz que os entes públicos fornecessem o remédio, SOB PENA DE CRIME DE DESOBEDÊNCIA, previsto no artigo 330 do Código Penal.
Segundo a advogada que me assiste, estamos aguardando o juiz tomar a próxima providência, que deverá ser a prisão dos responsáveis pela entrega do medicamento.

A sensação de impotência e o medo de interromper a situação que vem me mantendo viva e com saúde há tanto tempo devem ser bem compreendidas por quem depende, para se tratar e continuar vivendo, da Saúde Pública. O que deveria ser um DIREITO do cidadão é tratado com uma displicência e descaso que chegam a ser aviltantes!

Que alegria poder me juntar, através deste blog, a outras pessoas nas mesmas condições para dividirmos o problema e podermos somar saídas possíveis!

Angela Beatriz"

Este espaço está aberto a todos que quiserem participar.

---
Deixem seus comentários ou escrevam para: faltaremedio@gmail.com

6 comentários:

Anônimo disse...

É lamentável a falta e descaso com a saúde por parte dos governantes. Com ou sem CPMF e um monte de impostas não faz diferença, a verba que seria destinada para Saúde (o mesmo para Educação), não chega...

E pessoas sofrem muito com isso. Sofre quem precisa de princípios básicos que constam na Constituição, e nos Direitos Humanos.

S disse...

gente, vamos no unir para conseguirmos a medicação... quem sabe uma ação conjunta tem mais efeito... fiz o mesmo contato com o rogerio, do blog rio sem tarceva e aguardo resposta de vcs

Anônimo disse...

Boa tarde. Gostaria de saber como receber este medicamento através do governo. Meu pai está precisando tomar o TARCEVA 100mg, mas o medicamento custa R$ 5.600 nas farmáxcias! Ele tem câncer de pulmão com metástase no cérebro. Se puderem me ajudar, informando onde devemos nos inscrever, eu agradeço. Obrigada.

Brasil Crítico disse...

Renata, deixe seu email ou escreva para faltaremedio@gmail.com para podermos conversar melhor.

Te adianto que a única maneira de receber o Tarceva de graça é entrando com ação na justiça. escreva para o email acima que te diremos por onde começar este processo.

Anônimo disse...

faço quimioterapia há quase um ano,para combater um cancer no intestino,já operei e agora faltam 3 sessões de quimio para eu terminar, mas o remédio que uso está em falta a 2 semanas.

Andresa Gomes disse...

PESSOAL, FAÇAM UMA AÇÃO CONJUNTA NO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA APURAR AS CAUSAS DA AUSÊNCIA DO TARCEVA NAS FARMÁCIAS PÚBLICAS!!! ACIONEM O MINISTÉRIO PÚBLICO E OBTENHAM O QUE É DE VOCÊS POR DIREITO!!!!